Grünerløkka
Música na rua, pubs alternativos, exposições de artistas locais... O bairro de Grünerløkka é a zona mais moderna de Oslo e um distrito excelente para conhecer a outra cara da capital.
História
Durante o século XIX, a noroeste de Oslo, começaram a surgir grandes fábricas e casas para os trabalhadores, originando o bairro de Grünerløkka. Sua proximidade ao rio Akerselva permitiu a expansão da indústria nesse distrito e Grünerløkka converteu-se em uma zona da classe trabalhadora.
À medida que acontecia a Revolução Industrial, o bairro converteu-se em uma zona residencial de famílias da classe trabalhadora. Nesse ambiente nasceu e se criou o jovem Edvard Munch. Visitar Grünerløkka é viajar à infância do célebre artista norueguês e, ainda que não seja possível visitar as casas onde Munch viveu, os edifícios todavia mantêm sua fachada original. Se você se interessa pela vida e obra desse artista, pode visitar o Museu Munch, nos arredores de Grünerløkka.
Ao longo do século XX, o bairro viveu uma forte transformação e passou a ser o principal núcleo de arte urbana. As ruas do bairro ficaram cheias de grafites e murais, nas principais avenidas de Grünerløkka foram abertas diversas lojas de roupas vintage e o bairro está cheio de músicos de rua.
Atualmente, Grünerløkka é uma referência de lazer noturno e uma zona de festa.
O bairro alternativo de Oslo
Grünerløkka é, sem dùvidas, o bairro mais trendy de Oslo. É um lugar excelente para fazer compras e garimpar artigos de segunda mão, antiguidades ou roupa vintage em pequenas butiques.
Além disso, Grünerløkka é a melhor região de Oslo para desfrutar da música ao vivo, seja na rua ou nas várias cafeterias e tabernas espalhadas pelo bairro.
Se você quer aproveitar a parte mais tranquila de Oslo, você pode dar um passeio por Grünerløkka margeando a ribeira do rio Akerselva.
Transporte
Bonde: linhas 11, 12 e 13.
Lugares próximos
Museu Munch (1 km) Catedral de Oslo (1.7 km) Galeria Nacional da Noruega (1.8 km) Ópera de Oslo (2 km) Prefeitura de Oslo (2.2 km)